10 curiosidades científicas que aprendi com 'The Big Bang Theory'

 Bazinga!
A série The Big Bang Theory, exibida no Brasil pela Warner, é uma das mais divertidas dos últimos tempos na televisão mundial. Cheia de humor, ela caiu nas graças do povo e conseguiu conquistar públicos de todas as idades, que se deleitam com situações para lá de cômicas envolvendo a dupla de nerds Sheldon e Leonard, mais Raj, Howard, Amy e Bernadette, além da bela e "burrinha" PennyAproveitando a deixa, abaixo você confere 10 curiosidades cientificas que aprendi com a série.

Episódio
The Barbarian Sublimation - Temporada 2

As propriedades da matéria


Neste episódio Penny entra no apartamento de Sheldon e Leonard se depara com uma cena curiosa: reunidos ao redor de um aparelho de som, os amigos observam como um punhado de amido de milho com água se comporta sob a ação das ondas sonoras, parecendo tornar-se sólido.

Penny e Sheldon em 'The Big Bang Theory'


Episódio The Pancake Better Anomaly - Temporada 1
A Blitzkrieg

Nem só de ciências exatas vive a série. Neste episódio Sheldon conta à Penny como ele foi vítima de uma Blitzkrieg e seu intestino grosso fez o papel da antiga Tchecoslováquia. O termo se refere à tática de guerra criada pelos alemães na Segunda Guerra mundial conhecida como guerra relâmpago.

Episódio The Codpiece Topology - Temporada 2
Manobra de Heimlich

Neste episódio, Sheldon explica à Penny porque não vai sozinho ao cinema: ele diz que tem medo de se engasgar com a pipoca e pergunta quem fará a manobra de Heimlich se isso ocorrer. O procedimento foi criado em 1974 pelo médico americano Henry Heimlich e serve para desobstruir as vias aéreas de alguém que sofre um engasgo.


Episódio The Jerusalem Duality
- Temporada 1
Nanotubos de carbono


Desiludido por ter suas teorias desacreditadas por um adolescente coreano, Sheldon resolve conhecer o trabalho de seus colegas. No laboratório de Wolowitz ele faz uma observação sobre as vantagens do uso dos nanotubos de carbono em vez do Titânio.

Episódio The White Asparagus Triangulation - Temporada 2
Morango não é fruta

Neste episódio, em certo momento, Sheldon pergunta à nova namorada de Leonard, Stephanie, qual é a sua fruta preferida. Ela responde: morango. Ele, por sua vez, explica que o morango não é uma fruta. Na verdade, trata-se de um pseudofruto e pertence à família das flores.

Episódio The Terminator Decoupling - Temporada 2
Tecnologia RFID

Neste episódio, os amigos Leonard, Sheldon, Raj e Howard saem para uma viagem de trem até a cidade de São Francisco. A certa altura Leonard se depara com Sheldon, que é obcecado por organização, catalogando as roupas que levará na viagem utilizando etiquetas RFID. A tecnologia utiliza a comunicação por rádio frequência e é considerada o "código de barras do futuro".

Episódio The Monopolar Expedition - Temporada 1
O princípio da incerteza

Logo no início do episódio Sheldon fala que se sente com uma das partículas de Heisenberg, pois sabe onde está e em que velocidade está indo, mas não as duas coisas ao mesmo tempo. Ele se refere ao "Princípio da Incerteza".

Episódio The Vartabedian Conundrum - Temporada 2
Sulfato de Bário

Por causa da obsessão de Sheldon com a própria saúde descobri que o Sulfato de Bário é um dos produtos mais usados como contraste em exames do aparelho digestivo.

Episódio The Pork Chop Inderteminacy - Temporada 1
O Grande Colisor de Hádrons

Quando este episódio foi exibido nos Estados Unidos, em 2008, o Grande Colisor de Hádrons (LHC) ainda não havia entrado em operação. Logo no começo, Leornard diz para Raj que muitos cientistas tinham medo de que o LHC criasse um buraco negro que acabaria engolindo a Terra. Isso não só não aconteceu como o equipamento ajudou a comprovar a existência do Bóson de Higgs

Episódio The Hofstadter Isotope - Temporada 2
A Equação de Drake

A Equação de Drake serve para calcular a propabilidade de existir vida inteligente em outros planetas. Neste episódio ela é adaptada por Wolowitz para calcular o número de mulheres solteiras disponíveis na cidade de Los Angeles.

Comentários

  1. Na minha opinião esta série, apesar de ter acabado de produção a pena ver seus capítulos. Eu a amava, especialmente o caráter de Penny, interpretado por Kaley Cuoco, que pela forma como podemos ver em outros filmes de comédia, como o guru do casamento. Finalmente, desde que a série deixou a sua marca.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

28 filmes edificantes para assistir agora mesmo

Mulher Melancia se veste de Elektra