Prometheus - crítica


Prometheus - crítica

Existem filmes de ficção científica, bons filmes de ficção e ótimos filmes de ficção científica. Acabei de assistir a "Prometheus" e confesso que não consegui me decidir se o filme é bom. Na verdade, bom ele é. No que diz respeito à produção, é. No que diz respeito à direção também. Não podemos negar o talento do diretor de Blade Runner e 1492, se não me engano. Do mesmo modo mão podemos negar que o filme tinha tudo para ser mais um clássico do gênero. Tinha.



Mas acabou não sendo e não acredito que algum dia ele poderá figurar ao lado de Star Wars, Matrix, E. T. ou 2001 na galeria de melhores filmes de ficção de todos os tempos. A razão é que, como história, "Prometheus" é um fracasso total. Apesar de alguns elementos interessantes que nos fazem pensar sobre a origem da humanidade como em 2001, o longa esbarra numa total falta de originalidade do seu roteiro. Em certos momentos parece que o filme não tem história. Embora o enredo flua bem, ele parece seguir um caminho previsível e sem imaginação.

Se a ideia era fazer um ótimo filme de ficção científica, acredito que os produtores falharam grotescamente. A história é fraca, e os personagens são superficiais. Era um filme que tinha tudo para ser bom, mas que acabou nadando, nadando e morrendo na praia. O que é uma pena. Uma bola fora do diretor Ridley Scott ao tentar contar como a vida surgiu na Terra e de como os deus da antiguidade (na verdade, alienígenas) nos deixaram pistas para que um dia pudéssemos ir em busca do nosso passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

28 filmes edificantes para assistir agora mesmo

Mulher Melancia se veste de Elektra