Físico Stephen Hawking diz que vida após a morte é conto de fadas

Uma das mentes mais brilhantes do mundo, o físico Stephen Hawking, também parece ser uma das mais desiludidas de todos os tempos. Numa recente entrevista a um jornal britânico, o cientista, que é autor de uma as obras mais importantes do último século (Um nova história do tempo, de 1988), disse que vida após a morte é um conto de fadas para as pessoas que tem medo do escuro.
Durante cerca de 50 anos Hawking conviveu com a perspectiva da morte. Vítima de uma doença que paralisa todo o seu corpo, o cientista acredita que o cérebro é como um computador que para de funcionar quando suas peças apresentam defeito. Simples assim. Para ele somos como máquinas. E para elas não existe céu, muito menos vida após a morte.


Além disso, Hawking disse não temer a morte. Ele apenas não quer morrer, pois sabe que tem muita coisa a fazer na vida. E, ao contrário, do que afirmou há anos já não aceita a ideia de que precisamos de um Deus. Isso é, no mínimo, contraditório para uma pessoa que vive além do seu tempo, já que os médicos acreditavam que ele morreria em pouco tempo depois de ter descoberto a sua doença.

Para mim, que também não acreditava em vida após a morte, só posso torcer para que um homem com uma inteligência privilegiada como a dele esteja enganado. Porque eu tenho medo do escuro. E não tenho vergonha de dizer isso. Somos muito frágeis para nos manter presos à nossa arrogância e acreditar que não há nada além da vida, além daquilo que nossos olhos podem ver. Afinal, não vemos ar, não enxergamos os átomos, e eles existem.

Comentários

  1. Concordo com você no final do texto. Eu penso na morte como um exemplo de uma lâmpada (dessas de iluminar um ambiente) quebrar. A lâmpada quebra em vários pedaços, mas a energia que fazia ela acender ainda está la. Por que criar uma personalidade, emoção, sentimento para simplesmente sumir assim? Um dia eu, você e todos nós iremos descobrir isso. Tomara..não quero acreditar que tudo que vivi, aprendi, sonhei possa sumir no nada.

    ResponderExcluir
  2. nao é arrogância acreditar que nao ha vida apos a morte. pelo contrario é ser humilde o suficiente em acreditar que o ser humano é igual a qualquer ser vivo da terra que nasce e morre. simples, assim vc aproveita mais a vida =D.

    ResponderExcluir
  3. Ele não é desiludido, você é que se ilude demais.

    ResponderExcluir
  4. o que mais me admira é que pessoas com um saber gigantesco perder tempo com essa história de acreditar nisso ou aquilo, gente o mundo já foi inundado de provas de que a vida continua, para mim é perda de tempo discutir esse assunto, nada contra os céticos pois já fui muito, mas um grande mestre do oriente (jesus)em uma de suas maximas me fez mudar de ótica quando ele disse: buscai a verdade pois ela vos libertará., desde então não aceito idéias protas eu pesquiso, leio muito, frequento palestras e não encontro hoje argumentos que sustente este tipo de idéia, é uma pena que uma das mentes mais brilhantes do mundo ainda pense dessa forma.

    ResponderExcluir
  5. Ele não é desiludido, você é que se ilude demais.[2]

    ResponderExcluir
  6. Seria muito melhor se existisse vida após a morte! Porém essa idéia é tão ridícula que parece mesmo ser um conto de fadas... As pessoas tem que parar de achar que o que elas "gostam" é a "verdade". Quem acredita em vida após a morte tem sim medo de morrer... Sim, eu queria viver pra sempre, mas tudo indica que não é assim...

    ResponderExcluir
  7. rodrigov8a "...mundo já foi inundado de provas de que a vida continua ..."
    Por favor mostre-me uma unica prova; seguidor do grande mestre do oriente

    ResponderExcluir
  8. Arrogância e chamar um gênio que expressa sua opinião sem medo de arrogante!

    Se á vida após a morte, existe Deus, e se Deus existe... este sim é arrogante a ponto de deixar bilhões sofrerem pelo simples fato de não acreditarem nele, seja por opção, seja por falta de conhecimento.

    Não tenha medo do escuro, faça acontecer a luz do dia, que você será capas de sentir a paz no escuro da noite

    ResponderExcluir
  9. arrogancia eh vc vender a certeza (como fazem tantos os lideres religiosos) de algo que vc nao tem como se certificar

    uma pessoa bem educada e esclarecida entende que crer em algum tipo de sobrenatural eh uma muleta emocional apenas

    tantas pessoas deixam de viver suas vidas (ou vivem-na parcialmente) por conta de crenças tao semelhantes e tao frageis quanto a mitologia grega ou egipcia

    ResponderExcluir
  10. Não vemos o ar ou os átomos, mas que analogia de um jumento...

    ResponderExcluir
  11. Na verdade as pessoas se apoiam em crendices, por terem no que se apegar , por medo mesmo ,como uma criança se apoia em seus pais, acreditam em uma pessoa que se ergueu após morrer,ou por nao acreditarem em tal estoria seriam castigadas por isso ,sejamos racionais , essa estoria de mundo de teletubbies, graminha verde quanta balela,é um grande efeito placedo.

    ResponderExcluir
  12. Ele não é desilusido é realista,as suas idéias são baseadas em evidençias ou na falta delas.

    ResponderExcluir
  13. A ciência pode aproximar ou afastar uma pessoa de Deus. Já eu afirmo (não acho apenas) que a Ciência deve aproximar o homem de Quem a criou. O cérebro é como um celular: o aparelho pode quebrar, mas as ondas continuam existindo. Nesta Hawking não foi infeliz apenas, ele foi cego. A doença não lhe ensinou nada. Leiam um texto interessantissimo sobre o NADA, que explica o quão absurda é esta colocação dele: http://estudosbiblicosmeyer.blogspot.com/2013/01/o-nada-e-o-todo.html
    E acrescento que:
    Só se pode falar sobre o que se conhece, sobre o que se experimentou. Se Hawking acha que Deus não existe, e que a vida após a morte também não, ele já deveria ter experimentado tal coisa. Ora, como ele ainda não morreu, não pode falar. É o caso do cachorro mordendo o rabo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

28 filmes edificantes para assistir agora mesmo

Mulher Melancia se veste de Elektra